quinta-feira, 11 de julho de 2019

[Bônus] Por que Homem-Aranha: Longe de Casa é um dos piores filmes do Homem-Aranha? (Senão o pior)

Homem-Aranha: Longe de Casa marcou de um jeito que eu não esperava, mesmo depois de ter escrito o review sem spoilers, eu ainda sinto que não falei tudo. Tem muito mais coisas que eu possa falar desse filme e talvez esse bônus não seja suficiente, afinal ele não contem spoilers. Então pode ler sem medo de estragar a sua experiência caso não tenha assistido.


A princípio o filme é sim muito bem produzido, pode ser até agradável de assistir dependendo de sua preferência, mas isso não foi o suficiente pra mim. Os efeitos especiais são ótimos, as cenas de ação são muito boas e as cenas de humor bem, podem ser meio cringes, mas algumas são bem engraçadas e é um filme bem inocente que tenta ser original mas ele peca justamente nisso. Não há problema nenhum em fazer roteiros originais, na verdade isso (quase) sempre foi bom não só para o Homem-Aranha. 

Pode sim criar um enredo original e mudar algumas coisas nas origens do personagem, isso é bom principalmente para personagens que não são muito bons nos próprios quandrinhos mesmo, um bom exemplo disso é o Homem-Areia do Homem-Aranha 3. O Homem-Areia dos quadrinhos é um vilão bem meia boca que quase não se vê por lá, mas em Homem-Aranha 3 ele ganhou personalidade, história. É um dos personagens mais cativantes dos filmes do Homem-Aranha sem duvida alguma. Mas o Mistério não precisa tanto disso quanto o Homem-Areia por exemplo, não teria problema em mudar um pouca a história dele, mas essa nova origem é simplismente repetitiva e bem pior que a original dos quadrinhos e desenhos. 

Transformar o Mistério em apenas mais um das milhares vidas que o Tony Stark já destruiu é bem decepcionante e o próprio personagem é fraco, o filme tenta fazer ele um cara manipulador mesmo ele não tendo nenhuma característica pra isso. Ele não é convincente e muito menos confiável, ele consegue manipular o Peter apenas elogiando ele em poucas palavras, não é bem assim que funciona. Sem contar que ele é um dos piores vilões do UCM, ele é um pouco do Chicote Negro e me lembra o Principe Hanz de Frozen... Então ele é O PIOR VILÃO DO MUNDO. Um vilão manipulador não é só um cara que conta uma mentira, ele tem que ser um cara convincente, inteligente e frio, o Mistério é só um idiota, babaca e mentiroso, ele só é bom vilão pros coitados que só assistem filmes da Marvel e nunca viram um bom vilão como Coringa por exemplo. 

O Jake Gyllenhaa realmente se esforça, mas seu personagem é péssimo, alias, todos os personagens são naverdade.

Agora falando no Homem-Aranha, pergunta: Por que o Homem-Aranha só é legal nos filmes dos outros?. Em Capitão America Guerra Civil, apesar da impressão que eu tive do filme, eu gostei do Peter Parker, ele é bem a cara do Peter Parker dos quadrinhos, ele (aparentemente) tem motivações e é um bom Homem-Aranha, até mesmo nos pequenos detalhes, por exemplo: Até mesmo quando o Homem de Ferro vê ele com metade do rosto fora da máscara ele tenta se esconder. O Homem-Aranha leva sua identidade muito a sério, ele não sai mostrando o rosto pra qualquer pessoa ou super-herói. Agora vamos dar um exemplo desse último filme: Quando o Fury mostra o esconderijo secreto dele ele fala mais ou menos o seguinte: "Pode tirar a máscara, todo mundo aqui sabe sua identidade." E o Peter simplismente tira a mascara. Mas isso é contraditório, se fosse em algum quadrinho ou pelo menos um desenho ou filme mais decente, o Peter diria algo desse tipo: "Eu prefiro ficar de mascara" ou iria tirar sarro: "Eu acho que fico bem de máscara".

Dentre outras coisas, o que eu mais detestei no Peter Parker/Homem-Aranha foram isso mesmo, a falta de coerência e contradições ridículas. Era de se esperar que com tudo o que ele já viveu com os Vingadores e com a morte de seu ídolo, Tony Stark, ele ficasse mais maduro e independe, mas ele ficou só pior do que era. No final de Homem-Aranha: De Volta ao Lar ele aparentemente aprendeu a lição de que não precisasse do uniforme pra ser alguém, mas a palavra "uniforme" é a palavra que mais aparece nesse filme. Tudo bem que o Homem-Aranha precise do seu uniforme, mas pelo menos uma vez ele poderia fazer algo útil, ou pelo menos a Tia May poderia fazer um uniforme pra ele... Ah sim... A "Tia" May.

A Tia May é a coisa mais vergonha alheia nesse filme, sabe aquelas personagens de anime que sempre sugere duplo sentido? Bem, essa é a Tia May desse filme, ela é estranha, parece uma prima mais velha do Peter, mas advinha, a Marisa Tomei, que é a intérprete da Tia May, tem 54 anos... Realmente a natureza foi bem gentil com ela.

A Tia May é uma pessoa muito importante para o Peter, mas nesse novo reboot ele tem razão em não levar ela a sério, ela é estranha de uma forma meio fofa, se é que me entende. Mas é o que eu disse anteriormente, tudo bem tentar colocar algumas ideias originais no filme, mas a partir do momento que você muda o que faz o personagem ser cativante e amado já é ir longe demais e é isso o que o filme faz, ele desconstrói completamente os personagens e faz eles parecerem uma paródia, tipo Super-Herói: O Filme que é uma paródia do Homem-Aranha (2002) que por sinal é bem mais engraçado que esse filme, e eu prefiro ver esse filme do que assistir Homem-Aranha: Longe de Casa de novo.

O par romântico, Michele Jones, bem, não funciona, é a pior comedia romântica já feita, simplismente não tem intimidade e paixão, é simplismente um tapa buraco, o romance de De Volta ao Lar, apesar de eu não gostar, funciona, tem cenas em que mostra os dois se comunicando e tem um pouco de paixão e intimidade entre os dois que MJ e Peter nunca tiveram, é um casal sem química e que não tem como defender, o Ned por outro lado se da bem como vimos nas trailers mas é outro casal sem nada de especial. A MJ é uma personagem até bem divertida apesar de tudo, a ironia e o senso de humor cruel dela da um belo toque, mas ela merece coisa melhor.

E pra terminar, vamos falar do enredo. Ele não tem nada de muito ruim, a princípio tem potêncial, daria uma história em quadrinho interessante, mas ela é pessimamente exeultada por causa dos personagens péssimos e dos plot twists ruins. Não tem problemas criar novas aventuras, contanto que elas tenham sentido, e essa faria sentido se não fosse tão mal feita. Até os filmes do Sam Raimi tinha suas ideias originais, Marc Webb tinha ideias originais (Péssimas por sinal), até Christopher Nolan tinha quando dirigira a trilogia do Cavaleiro das Trevas, mas esse filme é incompetente demais pra fazer uma boa história tendo uma base que poderia dar um bom filme.



2 comentários: