sexta-feira, 12 de julho de 2019

Tribuna do Jam: O Jogo Mais Bem Produzido do Sonic - Sonic CD

Ok, chega de Homem-Aranha, chega de filme, basta! Agora vamos falar de coisa boa, mas muito boa mesmo, pois é de SONIC CD que estamos falando. Goste você ou não, Sonic CD é o jogo mais bem feito da franquia.



Sonic CD não era popular nem na sua época e muito menos é hoje em dia (Mesmo o jogo tendo sido portado para todas as plataformas existentes). O que acontece é que esse jogo foi muito inacessível na época, nem todos puderam joga-lo e eu acho que sei o por que. O Sonic CD foi lançado exclusivamente para o Sega CD em 1993, mas o Sega CD era um console periférico bem caro, era quase equivalente ao preço de um Mega Drive, e então não muita gente tinha, até por que para o Sega CD funcionar ele precisava estar conectado a um Mega Drive, ou seja, você precisaria ter os dois consoles pra poder jogar e eu aposto que nos anos ninguém era tão louco a ponto de comprar dois consoles com preços quase iguais ao mesmo tempo, 1992 era uma época simples, não é como hoje em dia que qualquer youtuber teen compra três consoles de última geração só pra quebra-los da forma mais idiota possíveis logo em seguida. 

Acredito que devido a isso nem muita gente jogou na época, mas as análises do jogo foram muito positivas e os que jogaram na época lembram desse jogo com muito carinho. O jogo ganhou um pouco mais de popularidade em 2011 quando o jogo foi portado para os consoles da época e Steam, mas ainda assim o jogo não se tornou muito popular, pois há quem ame e há quem odeia, mas é um ame ou odeie não do nível... Sonic Unleashed... Mas um ame ou odeie que envolve bem mais silencioso. 

O jogo é uma obra prima em detalhes visuais e sonoros, e na versão de Christian Whithead (De 2011) essa qualidade é elevada a quarta potência e ainda corrige algumas mecânicas que ficaram um pouco ultrapassadas com o tempo. E lembrando que esse jogo foi principal responsável por fazer com que Christian Whithead anos mais tarde fosse responsável por dirigir um dos melhores jogos do Sonic, o Sonic Mania. Então se você gosta de Sonic Mania, agradeça a ele, se não gosta, sei lá morra.

O que faz uns amarem Sonic CD é o que faz os que odeiam Sonic CD odiar Sonic CD, isto é: A Viajem no Tempo.

A Viajem no tempo de Sonic CD funciona da seguinte forma: É preciso passar por alguma placa com "Past" ou "Future" escrita, correr em alta velocidade por pouco mais de cinco segundos e então você consegue viajar no tempo.

Essa mecânica é muito bem pensada e é uma boa referência a De Volta pro Futuro, mas muitos a odeiam por achar isso muito complicado de se fazer e culpam o Level design que muitas vezes é descrito como "Confuso", "bagunçado e "mal feito". Além disso eles sugerem que se apenas com o apertar de um botão fosse suficiente para viajar no tempo o jogo séria melhor.

Pois bem, o Level Design desse jogo é "confuso" propositalmente para fazer vocês odiarem mesmo. O que acontece é que há lugares que você pode usar para viajar no tempo e há lugares cheios de armadilhas e firulas justamente para você não viajar no tempo, entendeu? É um grau a mais de dificuldade. Não só isso, é preciso realizar algumas tarefas para realizar o final bom, sendo elas: Viajar ao passado para destruir as maquinas de Robotinik, coletar as seis Time Stones para que dessa forma você salve o planeta em que o jogo se passa e terminar o jogo com o final bom. Caso contrario, o final é ruim.

Isso é algo bastante interessante e te dá vontade de desbloquear o final bom, não é só correr e correr até o fim da fase como em Sonic 1 (Que por sinal é o meu segundo jogo do Sonic favorito), mas você não é obrigado a jogar para conseguir o final bom, corra e seja feliz se quiser, não tem problema.

Esse jogo introduz dois personagens irônicos da franquia: Amy Rose e o meu vilão favorito da série, Metal Sonic.

A Amy é uma ouriça fêmea que é apaixonada pelo Sonic e faz de tudo para ficar perto dele, e Metal Sonic é um clone robótico do Sonic criado para superar e destruir o ouriço. Pessoalmente eu acho o Metal Sonic muito maneiro.

A historia desse game é bem simplesmente e apropriado que é de certa forma uma das poucas histórias bem construídas da franquia Sonic. Em 1992 os jogos não precisavam de uma história longa ou séria, afinal de contas não tinha como fazer um jogo com muito conteúdo, não é como hoje em dia em que os jogos são cheios de histórias que na maioria das vezes nem é lá grande coisa.

A história conta o seguinte:

  • A história se passa no Little Planet, um pequeno mundo que surge em Never Lake durante um mês do ano. Nele, o passado, o presente e o futuro se unem formando as Time Stones, pedras que dão o poder de viajar no tempo. Dr. Robotnik descobre a existência delas e decide encontrá-las antes de Sonic. Para impedir o ouriço, Robotnik cria Metal Sonic, réplica metálica do Sonic, que captura Amy Rose. Cabe a Sonic salvá-la, destruir Metal Sonic e acabar com os planos de Robotnik. (Fonte: Wikipédia, IMDB)

Com certeza é muito melhor do que a história em que o Eggman domina 99% do mundo e deixa o Sonic vivo em uma prisão por que sim...

Histórias longas e sombrias não funcionam com o Sonic, já pararam para pensar nisso? 

A única história séria da série Sonic que realmente teria um potencial se fosse melhor executada... É a história de Sonic Adventure, mas isso não vem ao caso, enfim. 

O Sonic é um ouriço azul humanoide que pode correr 4X a mais que a velocidade da luz! (Segundo o manual de Sonic Adventure) Então por que levar um personagem tão fantasioso como o Sonic a sério? É por isso que a história do Sonic CD é tão boa, ela não é nem um pouco espantosa e no entanto é simples e útil.

A trilha sonora desse jogo muda conforme o continente e por isso rola um debate para decidir qual das duas é melhor, eu pessoalmente gosto mais da trilha sonora japonesa (Que é a mesma da Europeia). A Sega Americana quis que a trilha sonora fosse diferente na versão americana do jogo para que ela se parece um pouco mais... Americana... Mas a trilha americana é muito boa também, confira abaixo algumas variações:







Em um veredito geral e sucinto eu daria com certeza 10/10 para esse jogo, mas no entanto isso não é uma análise técnica geral e sim só um nerd falando na internet.












6 comentários:

  1. meu real problema com level design n é q ele é "Confuso", n q ele n seja, mas sim por que ele inteiramente desenhado com exploração e backtracking em mente, o q faz o jogo ser monótono pra qm só quiser simplesmente se divertir e passar das fases, pela a grande falta de set pieces, obstáculos, inimigos mal explorados, sendo até mesmo o ponto alto do jogo a "exploração" ser bem pobre e mal recompensadora sendo mais um porre pra um jogador novato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que o jogador queira apenas correr e ser feliz, os obstáculos atrapalham um pouco principalmente nos dois primeiros atos.

      Excluir
    2. "An Adventure's No Fun If It's Too Easy"

      Excluir
  2. Sonic CD não é um jogo para a geração Michael Bay

    ResponderExcluir
  3. Boa review, bem direto ao ponto. Eu pessoalmente amo o level design do jogo, principalmente da Quartz Quadrant, que além de manter o objetivo da exploração, é bem rápida e dinâmica, além de ser bonita, ter uma música ótima na versão japonesa e... Essa fase é perfeita, amo-a tanto quanto a Lava Reef *_*

    ResponderExcluir