domingo, 8 de setembro de 2019

Review: X-Men Fênix Negra (Com Spoilers)


A essa altura, todos os que lerem esse review já devem saber que esse filme é esquecível e fácil de desmerecer, mas é o que é, eu gostaria muito de falar bem de algum filme dos X-Men, mas seria controverso elogiar algo que não me agradou. Mesmo eu não sendo um especialista em X-Men posso dizer que mesmo que [eu] fosse um grande fanático pelos mutantes da Marvel, eu teria me desapontado do mesmo jeito.


O filme sofre vários déficits em ser profundo e coerente, cometendo várias controversas, falta de profundidade e uma tremenda falta de caráter em seus personagens. São 19 anos de uma franquia que nunca aprendeu com os erros, e a cada filme falha exatamente onde sempre esteve errando, não há nesse filme nenhum personagem que tenha individualidade, nem carisma e quase sempre não acrescentam nada pra trama e só existem para formar a equipe dos heróis mutantes.

A trama se passa nove anos após X-Men Apocalipse, mas é uma coisa bem irrelevante e que, mesmo se o filme não nos contasse onde se passa no tempo e no espaço, não faria a menor diferença, pois os personagens não envelhecem nada e parece um time adolescente. Esse salto no tempo é enorme e desnecessário, ainda mais quando se foi lançado apenas três anos após o filme anterior (X-Men Apocalipse) e os atores jovens continuam... bem... jovens!

A Jean Grey é a atração principal do filme, só que... não... O filme parece ser muito mais uma com uma perspectiva do Professor Xavier e sua relação “afetiva” com a Jean, e as cenas em que Jean Grey é a principal se resumem em expressões faciais forçadas, tramas que não levam a nada e um suspense com nenhum mistério além da sua trilha sonora e muito CGI no final do ato.
        
O Professor X se torna a pior atração do filme, ele se tornou o maior farsante de todo o universo dos X-Men, o próprio nunca aparenta se importar com o que está acontecendo a sua volta. Logo no começo do filme, quando a Jean Absorve o poder da Fênix Negra, Xavier não se importa em sequer saber o que aconteceu no espaço e se conforma com o cumprimento da missão de resgate, o filme inteiro ele age como se estivesse tudo sob controle, até mesmo quando um dos X-Men morre, ele não demonstra nenhuma sensibilidade.

Alias a morte da Mistica foi feita de uma maneira tão tosca e forçada que não causa nenhuma emoção nos espectadores, chega a ser bem ridículo. Mas a morte da personagem é um pilar para seguir a trama a diante e determina o destino de certos personagens, mas de uma maneira muito artificial e pouco convincente  

Os outros personagens desse filme sequer tem tempo de tela, o Mercúrio simplesmente desaparece no meio do filme e nunca mais retorna em alguma cena, nem mesmo na batalha final ele reaparece, nem mesmo no enceramento. Outro personagem muito mal aproveitado é o Ciclope que tem diálogos que não querem dizer absolutamente nada, ou então a Tempestade que quase não tem fala nenhuma. O Magneto também está presente nesse filme e ele nunca se decide se quer tocar a vida pra frente, ser um vilão ou nenhum dos dois, há momentos em que ele só quer viver a sua vida em paz, depois decide que quer matar a Jean Grey, e em outra ocasião decide ajudar os X-Men e o Charles Xavier.

É bizarro o jeito que os próprios personagens tratam as pessoas que morrem das formas mais extravagantes possíveis. Todos os X-Men parecem abalados com a morte da Mística durante a luta contra a Jean, mas Charles Xavier parece ser o que menos se importa com isso, ele não demonstra tristeza e nem mesmo culpa por tê-la deixado tentar convencer Jean Grey a voltar para o instituto (Xavier) antes dela à matar por acidente. É, ele não demonstra o mínimo de sentimento de luto, mas isso é extremamente contraditório se formos levar em consideração a relação entre os dois nos filmes X-Men Primeira Classe e X-Men Dias de um Futuro Esquecido. Nos filmes anteriores, é explicito que a pessoa mais intima e próxima da Mística é o Charles Xavier!

Como se não fosse o bastante para o Professor Xavier parecer insensível, temos outra controvérsia séria: A razão pela qual Jean Grey está muito confusa é pelo seu passado que foi totalmente revirado pelo Professor X que mentiu para Jean Grey a vida toda, fazendo a pobre moça acreditar que seu pai havia falecido, mas, ele ainda está vivo!

Isso é tão odioso quanto é forçado e repetitivo, então durante todos esses anos o Instituto Xavier sequestrou crianças apenas para Xavier satisfazer seus próprios fins e conseguir fama? É o que parece! No começo do filme é mostrado Charles aparecendo na televisão pomposo e se engraçando para o publico e sempre convencido do potencial de seus amados mutantes.

Outra cena catastrófica envolvendo morte, é a cena do Noturno contra os alienígenas dentro do metrô. Ele fica triste pela morte de um dos policiais que ele não salvou, então ele decide matar todo mundo que ele vê pela frente, a sequencia dessa cena é estranha, ele mata todos os alienígenas violentamente e o ultimo alien dizimado ele o mata com uma expressão facial psicótica.

Falando nos alienígenas, os D’Bari aparecem de repente no meio do filme e nunca é explicado o que eles são, de onde vieram ou por que vieram, eles não têm profundidade e nem tempo de tela, nós sabemos que eles [D'Bari] estão lá, mas nós só saberemos a sua tramoia no final do filme, e não é nada muito misterioso ou complicado de se explicar numa cena paralela.

Nada no filme tem alguma explicação séria, profundidade e nem foco, é tudo no piloto automático. É um filme que você assiste com os amigos no final de semana e continua com a sua vida, é desleixado, monótono, arrastado, insensato e principalmente um insulto ao material original.

Nota: 2/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário