terça-feira, 9 de julho de 2019

Review: Homem-Aranha: Longe Casa (Sem Spoiler)


Homem-Aranha: Longe de Casa não prova só o quão ruim esse novo Homem Aranha é, ele prova muito mais do que eu esperava.


A sequência veio cedo como de costume, afinal Homem-Aranha é sinônimo de dinheiro e quem não gosta de dinheiro? Mas isso é um outro assunto, então vou logo falar sobre esse novo filme, sequência de Homem-Aranha: De Volta ao Lar e supostamente sequência de Vingadores: Ultimato.
O filme em si, é muito bem produzido. Os efeitos especiais desse filme são os melhores possíveis, principalmente nas cenas em que Mistério usa seus "poderes" para criar ilusões psicodélicas para enganar o Homem-Aranha. Isso sim é a melhor coisa do filme, e bem, é só isso que tem de bom nesse filme. O filme se parece uma comédia romântica, principalmente nos primeiros vinte e cinco minutos, é de se esperar cenas de humor, afinal isso é uma das principais características dos filmes da Marvel e nesse filme não foi diferente. As cenas de humor são realmente engraçadas. 

Uma das coisas que eu mais critiquei na época do Homem-Aranha: De Volta ao Lar era a falta de ação e cenas de combate corpo-a-corpo. E esse filme também deixou a desejar nesse sentido. O Homem Aranha só da um soco no filme inteiro, e advinha... Foi um soco na cara do Flash Thompson (Não acho que seja um grande spoiler) e ainda pede desculpas por isso.

As cenas de ação contra os elementais são muito bem feitas, mas na verdade o Homem-Aranha não faz muita coisa, ele fica passeando pra lá e pra cá enquanto o Mistério toma conta do recado. Falando em Mistério... O grande plot twist do personagem é ligeiramente forçado e decepcionante. Ele tem as mesmas motivações do Abutre, ou seja, o Mistério é na verdade um vilão do Homem de Ferro e o Homem-Aranha é só uma pedra no caminho, igual no filme anterior. Porém, Mistério é um vilão estupido, o que ele quer provar nesse filme é algo que já vimos no vilão de Homem de Ferro 2 e inclusive lembra um pouco o vilão do Filme Frozen, Principe Hanz.

Já o Peter Parker/Homem-Aranha é um herói que não quer ser herói! Ele foge o tempo todo da responsabilidade de ser o Homem-Aranha, com a desculpa de: "Estou de férias", "Eu tenho um encontro com a MJ" e "Eu sou só o amigo da vizinhança, o Homem-Aranha."

Peter Parker não tem uma motivação pra ser o Homem-Aranha, ele apenas quer ser o Homem-Aranha só que sem ser o Homem-Aranha! Tem momentos em que ele fica ressentido quando as pessoas combram o Homem-Aranha para agir e para ser o substituto do Homem de Ferro, mas não, ele tem um encontro com a MJ, deixe que ele seja o Homem-Aranha uma outra hora.

Ele é um Peter Parker, egoísta, irresponsável e um Homem-Aranha tolo, imaturo e que não aprendeu nada mesmo tendo vívido aventuras junto com os Vingadores e suas aventuras solos. Este sem dúvida é o filme do Homem-Aranha onde o Homem-Aranha não é o Homem-Aranha, ele é um adolescente que quer ser o Homem-Aranha para ganhar fama, ele não tem nenhum valor ético e moral para ser o Homem-Aranha. 

Uma coisa que é perceptível, o filme tenta ser um pouco parecido com Homem-Aranha 2 de 2004, mas não chega nem perto de ser comparável. Homem-Aranha 2 é um dos filmes de Super-Heróis com um dos melhores roteiros já feitos, junto com Batman Begins, Cavaleiro das Trevas e Logan. O enredo de Homem-Aranha: Longe de Casa é cheio de furos, principalmente as cenas de Peter Parker. Lembra dessa cena em Capitão América Guerra Civil?

Esquece que essa cena existe, ele não usa essa motivação, quando ele tem oportunidade de fazer algo útil, ele simplesmente não quer fazer! Só quando ele percebe que foi um completo idiota ele começa a sentir culpa, houve uma cena onde ele fica furioso que sinceramente não cola, a atuação do Tom Holland foi ótima nessa cena de emoção, e o Happy é até um bom apoio emocional, mas a cena em si é dispensável, ela não causa impacto.

Agora falando no par romântico, é simplesmente uma comédia romântica pastelão. Um casal simplesmente sem química e muito forçado. A MJ é uma personagem engraçada por ser esquisita, e o Peter é só um garoto bobão que não sabe distinguir a sua esquerda e a sua direita. O casal não combina, não tem intimidade e não tem outro motivo pra ela querer ser namorada do Peter além do fato de ele ser o Homem-Aranha... Mas onde será que vimos isso antes, hein?

Veredito:

3/10







Um comentário:

  1. Uma verdadeira aula de como fazer um filme do Homem-aranha! Parabéns JAM!

    ResponderExcluir